skip to Main Content

Por onde começar

Depende de dois fatores:
1º – a família pretende fazer uso exclusivo ou alternado (com fraldas descartáveis) das fraldas ecológicas?
2º – como é o clima na sua região? Quente ou mais friozinho? As fraldinhas irão secar rápido na região onde mora?

Após entendermos a pretensão da família e ter uma ideia de como será a rotina de lavagem, conseguimos indicar a quantidade necessária para montar seu enxoval, mas de forma geral temos algumas indicações básicas:

-Para um enxoval completo, onde a família pretende fazer uso exclusivo das fraldas ecológicas e o clima na região é ameno/frio/úmido, recomendamos 24 fraldas e aproximadamente 44/48 absorventes. Dessa forma é possível lavar as fraldas a cada 3 dias e ter tranquilidade com o momento em que as fraldinhas sujas estão em processo de lavagem e secagem.
-Para um meio enxoval, onde a família pretende fazer uso alternado com as fraldas descartáveis, recomendamos aproximadamente 10/12 fraldas ecológicas e 20/25 absorventes.

Todos os nossos absorventes são confeccionados com o mesmo tecido, o unifloc (86% algodão e 14% poliéster), é um tecido com altíssimo poder de absorção que dificilmente impermeabiliza e também é muito difícil de pegar cheiro. Nesse material, produzimos os absorventes em quatro formatos:

-Modelo Recém Nascido, são duas camadas costuradas juntas com linha verde claro (cor da esperança), no modelo toalha, quando dobrado na horizontal, fica com seis camadas, no tamanho que preenche perfeitamente os modelos de fralda tamanho RN, o mais legal desse absorvente é que mesmo quando o bebê cresce um pouco mais, esse absorvente continua servindo na fraldinha Tamanho Único, dessa forma o absorvente continuará sendo usado até o desfralde do bebê, para usar dessa forma, basta dobrar o absorvente ao meio, na vertical.
-Modelo Faixa, fluxo leve, são quatro camadas costuradas juntas com linha branca (cor da paz, serenidade), esse modelo de absorvente é o mais prático, pois já vem no formato que será usado, não precisa dobrar, porém ele é o que mais demora a secar.
-Modelo Toalha, fluxo médio, são duas camadas costuradas juntas com linha amarela (cor do sol, da saúde, da energia), quando dobrado em dois, na horizontal, fica com seis camadas, em um tamanho perfeito que preenche perfeitamente o interior das fraldas Tamanho Único. Esse modelo é o mais recomendado para usar no dia-a-dia pela sua capacidade de absorção e secagem rápida.
-Modelo Toalha, fluxo intenso, são duas camadas costuradas juntas com linha azul (cor da serenidade, da noite, do céu), quando dobrado em três, na horizontal, fica com oito camadas, em um tamanho perfeito que preenche maravilhosamente bem o interior da fralda Tamanho Único. Esse modelo é mais recomendado para dormir, uma vez que é mais volumoso e o que mais proporciona capacidade absortiva, podendo suportar até doze horas de sono.

Sobre as fraldas ecológicas

Trabalhamos com dois tamanhos:

-RN (recém-nascido), que veste aproximadamente entre 3 e 6kgs.
-TU (tamanho-único), que veste aproximadamente entre 5 e 18kgs.

Vale reforçar que sempre damos ênfase para o ‘’aproximadamente’’ porque depende bastante do biótipo de cada bebê, por exemplo, existem crianças que são mais altas e magras, nesses casos mesmo a criança pesando 20kgs a fraldinha ainda pode servir, enquanto outras com biótipo mais baixo, pesando 17kgs talvez a fralda já fique no limite.

Sim, usando o absorvente direto em contato com a pele do bebê é possível efetuar a troca somente do absorvente quando há apenas xixi, dessa forma a mesma fralda pode ser utilizada mais de uma vez antes da lavagem.

Com certeza! Para esses momentos basta usar apenas a fraldinha, sem nenhum absorvente, e ajustar a fralda ecológica no menor tamanho possível para o tamanho do seu bebê.

Os principais tecidos são o PUL (poliuretano ultralaminado) que é impermeável, super leve e ultrarresistente contra vazamentos. O outro tecido é o dryfit, que fica na parte interna da fraldinha em contato com a pele do bebê, tem toque agradável e proporciona sensação sempre seca.

Como lavar e cuidar das minhas fraldas ecológicas

Assim que receber as fraldinhas do seu bebê, é importante que tanto as fraldas quanto os absorventes sejam lavados de duas a cinco vezes, esse processo de lavagem, auxilia na retirada da goma de fábrica dos tecidos, aumentando assim sua capacidade de absorção.
Essas lavagens podem ser feitas com pouco sabão,em água fria e sempre enxaguando muito bem.

A fralda deve ser armazenada como um pacotinho (ao tirar a fralda ecológica do bebê, enrole-a junto com o absorvente e feche utilizando o botão invertido da aba), sempre armazene em um balde fechado com tampa ou em um sacolão impermeável.
Nunca enxague antes do dia da lavagem nem deixe de molho as fraldas e os absorventes! A amônia presente no xixi é um excelente antifúngico e bactericida!

Depende do tipo de cocô:
– se for o ‘’cocô de leite’’, aquele dos primeiros meses de vida, onde o bebê se alimenta exclusivamente de leite materno, a fraldinha pode ser armazenada como um pacotinho logo após o uso, e lavada normalmente junto com as fraldas de xixi, pois esse cocô é totalmente solúvel em água.
– se for o cocô ‘’de verdade’’ onde o bebê já iniciou a introdução alimentar, após tirar a fraldinha do bebê, descarte os resíduos no vaso sanitário e armazene a fralda como um pacotinho, até o dia da lavagem.

Uma dica bem legal principalmente para bebês que já estão se alimentando, é utilizar o forrinho biodegradável na fraldinha, ele deixa a troca de fraldas super pratica, uma vez que, se houver cocô, basta juntar forrinho + cocô e jogar no lixo.

As fraldinhas não, nunca! Pois temperatura alta danifica o tecido impermeável. Os absorventes sim, sem problemas! Eles podem ser fervidos e secados na secadora que não causará nenhum prejuízo ao tecido.

Não, não. Além do amaciante poder causar alergias, eles impermeabilizam os tecidos, ou seja, atrapalham a absorção, aumentando muito as chances de vazamento.

Podem sim, sem problema algum. O importante é sempre enxaguar bem.

Dependendo da temperatura, as fraldas ecológicas estragam se tiverem contato com temperaturas superiores a 40 graus Celsius, então se a sua máquina tiver uma opção de secar a frio ou secar em temperaturas baixas, sem problemas. Quanto aos absorventes, eles podem ser expostos a altas temperaturas que o tecido não será danificado.

Elas podem ser estendidas perto de uma janela, ou em uma varanda, algum lugar mais arejado/ventilado… O sol é maravilhoso para tirar manchas, mas se não for possível secar ao sol, a luminosidade também resolve, porém de forma mais lenta e gradativa.

Não recomendamos… As pomadas tradicionais além de possuírem muitas químicas, são ricas em derivados de petróleo que literalmente gruda no forro da fralda ou no absorvente e acaba impermeabilizando os tecidos, ocasionando vazamentos. Mas existem diversas opções mais saudáveis para a pele do seu bebê e mais gentis com os tecidos.

Sobre os acessórios

Principalmente o tamanho:
– Sacola: dependendo da quantidade de absorventes que houver dentro de cada fralda, na sacola caberá por volta de seis a oito fraldinhas, e elas são maravilhosas para momentos fora de casa, desde um passeio até uma aula de natação.
-Sacolão: ele armazena no mínimo 24 fraldas ecológicas com absorvente e é um item para ficar dentro de casa, como uma sacola de lavanderia, muitas famílias adquirem mais de um para usar para as roupinhas do bebê também, não somente para as fraldas ecológicas.

O absorvente literalmente tem função de absorção, de reter o xixi. Já o forrinho, que sempre ficará em contato com a pele do bebê, tem como principal função aumentar a vida útil da fraldinha e facilitar sua higienização quando houver cocô.

Ambos servem para facilitar o momento da troca de fraldas e também para aumentar a vida útil da fralda ecológica, mas cada um possui suas particularidades:
– Forrinho lavável, confeccionado em tecido 100% poliéster, é lavável e reutilizável, sempre deve ser usado em contato com a pele do bebê, um super diferencial é que ele proporciona toque seco. Facilita a higienização da fraldinha quando há cocô e também protege os tecidos internos da fralda.
– Forrinho biodegradável, confeccionado em material 100% viscose, tem como principal função oferecer maior praticidade no momento da troca de fraldas, pois quando há cocô basta juntar forrinho + cocô e jogar no lixo. Outra função é proteger a fraldinha quando há necessidade de usar no bebê alguma pomada específica, que pode impermeabilizar os tecidos, o forrinho protege a fralda dessa possível impermeabilização.

Não, as tubulações do sistema sanitário brasileiro não possuem estrutura para esse tipo de descarte, a própria Sabesp divulga em seu site que não recomenda o descarte nem de papel higiênico no vaso sanitário.

Sim, sim, se no momento da troca de fraldas, não houver cocô, o forrinho biodegradável pode ser colocado para lavar junto com as fraldas ecológicas e absorventes, ele não terá uma vida útil tão longa, pois com as lavagens ele começa a se desfazer, mas pelo menos duas ou três vezes é possível sim reutiliza-lo.

Back To Top
0